CONDUÇÃO DE MÚSICA DO CÍRCULO

Um programa para musicistas ou estudantes que queiram liderar práticas  musicais coletivas colaborativas, encontrando sua maneira particular de conduzir e privilegiando o desenvolvimento das relações humanas.

Esse curso proporciona ao participante:

  • Se apropriar de ferramentas que lhe permitem fazer música com qualquer grupo de pessoas nos mais diversos contextos.

  • Conhecer técnicas, atividades e abordagens que podem ser aplicados tanto em contextos musicais quanto com grupos não diretamente ligados à música.

  • Desenvolver a relação com sua musicalidade a partir da improvisação, da incorporação da música no seu corpo e da escuta cada vez mais profunda de si, do outro e do todo.

  • Expandir sua visão sobre música e relação, compreendendo a música como fenômeno amplo e transformador da experiência humana, experiência que se dá sempre em relação.

RetiroMC_Julho19_baixa-356.jpg
 
RetiroMC_Julho19_baixa-208.jpg

HABILIDADES A DESENVOLVER

Na prática de Música do Círculo o condutor cumpre três papeis simultaneamente e essas habilidades serão desenvolvidas ao longo do curso.

Artista

Habilidades criativas, expressivas e técnicas.

Educador

Habilidades para apoiar o aprendizado de outras pessoas.

Facilitador

Habilidades para desenvolver as relações em grupo.

 
RetiroMC_baixa-605.jpg

OS 8 ELEMENTOS DA MÚSICA DO CÍRCULO

 

CONTATO

Olhar nos olhos, bater palma com o outro, dar as mãos… esse é um elemento indispensável para a experiência de conexão da MdC, na Formação vamos compreender como trazê-lo para um grupo de forma leve, orgânica, respeitosa e não-invasiva.

MÚSICA CORPORAL

Canto e percussão corporal.

Na Música do Círculo (MdC) todos os sons são produzidos com os recursos que carregamos no nosso corpo, durante a formação vamos nos aprofundar no uso musical da voz e nas técnicas de percussão corporal, especialmente as codificadas por Fernando Barba.

IMPROVISAÇÃO

Toda a música que acontece nas práticas da MdC surge no momento, a própria estrutura do encontro é muitas vezes improvisada. Na Formação vamos vivenciar a improvisação de diversas formas, nos apropriando dessa prática potente e criativa.

JOGO

A ludicidade, interatividade e estrutura características do jogo estão sempre presentes nas rodas da MdC. Na Formação vamos nos familiarizar com os principais jogos que utilizamos e compreender a essência em que cada um deles se baseia.

MOVIMENTO

Mover o grupo pelo espaço nas mais diversas formações (espirais, círculos, filas), trazer a dança de cada um, coreografar os movimentos do grupo, a formação vai explorar as várias estratégias que a MdC usa pra trazer movimento para a roda.

COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL

Na Formação vamos compartilhar as estratégias que usamos para nos comunicar com os grupos sem usar a palavra, trabalhando desde sinais básicos de regência até caminhos que permitem ensinar jogos e dar instruções complexas.

FLUXO

O fluxo é talvez o elemento mais característico da MdC, uma sequência de momentos musicais encadeados de forma contínua e fluida de modo a manter o interesse  sempre vivo. Na formação os participantes vão aprender a conduzir a roda em fluxo.

CÍRCULO

O Círculo é a representação simbólica dos princípios e valores da nossa prática. Na Formação vamos entender como sustentar uma prática baseada nos princípios da presença, conexão e escuta e valores como cooperação, diversidade e inclusão.

Retiro17Jan_0703.jpg

PRÓXIMAS TURMAS

Mais informações em breve.

FORMAÇÃO

CURSO PRESENCIAL

  • Um encontro por mês.

    • Sábado e domingo, das 9h às 18h.

  • Previsão: de abril/22 a setembro/23.

  • Local: São Paulo.

  • Facilitadores: Ronaldo Crispim e Zuza Gonçalves.

LEADING

CURSO ONLINE EM INGLÊS

  • 3 módulos online de 2 a 3 meses cada com um encontro semanal de 2h30.

  • Imersão presencial de uma semana no Brasil.

  • Próxima turma: a partir de fevereiro de 2022.