Condução de Grupos
Curso presencial em São Paulo para interessados em geral com alguma experiência musical prévia (cantores, instrumentistas, educadores, estudantes, musicoterapeutas, facilitadores de grupos, etc.).
Neste curso você terá oportunidade de desenvolver habilidades de artista-educador-facilitador para criar espaços de conexão humana ao conduzir práticas musicais com grupos diversos - seja com musicistas experientes, seja com pessoas leigas - a partir da abordagem própria da Música do Círculo (MdC).
Esse curso é um mergulho profundo nas práticas da MdC e tanto abre caminhos para a formação de novos condutores de Música do Círculo quanto entrega um vasto material e ferramentas para serem utilizadas em diferentes âmbitos de educação musical e facilitação de grupos.
Para quê fazer esse curso
Para desenvolver habilidades de artista, educador e facilitador de grupos utilizando a música corporal (música vocal e percussão corporal) e a improvisação como base.
DESENVOLVER SUA PRÓPRIA MUSICALIDADE
Vivenciar a relação com sua musicalidade a partir da improvisação, da incorporação da música no seu corpo e da escuta cada vez mais profunda de si, do outro e do todo.
CONDUZIR MÚSICA COM GRUPOS DIVERSOS
Apropriar-se de ferramentas para fazer música com qualquer grupo de pessoas nos mais diversos contextos.
Conhecer técnicas, atividades e abordagens que podem ser aplicadas tanto em contextos musicais quanto com grupos não diretamente ligados à música.
CRIAR ESPAÇOS DE CONEXÃO HUMANA
Expandir sua visão sobre música e relação, compreendendo a música como fenômeno amplo e transformador da experiência humana, experiência que se dá sempre em relação.
Temas principais
-
Habilidades de artista
-
Habilidades de educador
-
Habilidades de facilitador
-
Auto-observação
-
Cuidado das emoções
Os 8 elementos da prática de Música do Círculo:
Música Corporal
-
O tripé Tom-Ritmo-Ciclo
-
Voz
-
Percussão Corporal
-
Percussão Vocal
Comunicação Não-Verbal
-
Regência
-
Criação de gestos
-
Uso consciente das palavras
Contato
-
Criando espaços de relação
-
Eu comigo, eu com o outro, eu com o todo
-
Diálogo
Improvisação
-
Desenvolvimento da escuta
-
Criação de padrões
-
Solos
Movimento
-
Diferentes formações no espaço
-
Movimento individual e movimentação coletiva
-
Expressão
Círculo
-
Música e conexão
-
Da valorização da individualidade à construção da comunidade
-
Valores fundamentais
-
A prática como ‘brincadeira’
Jogo
-
8 jogos inspiradores
-
Essência, variações e re-criações
-
Combinações
-
Níveis de autonomia
Fluxo
-
Transições
-
Princípio da alternância
-
Sustentação da energia
-
Improvisando a estrutura
Metodologia
Experiencial
Aprendizagem a partir de experiências ativas.Primeiro a prática, depois os conceitos.
Ensinagem Cooperativa
Inspirada na Pedagogia da Cooperação:
Vivenciar - Absorver - Compartilhar
Espiral
Revisitar práticas e conceitos e a cada vez ir mais fundo no tema para descobrir novas camadas.
Relacional
Os conteúdos são abordados considerando as características e o desenvolvimento da turma a cada encontro, entendendo também que cada participante tem seu ritmo e desafios particulares.
Os processos da Música do Círculo são sempre vivos e baseados na relação direta com as pessoas, seguindo os mesmos princípios de escuta, flexibilidade e fluidez que regem nossos encontros musicais.
Processo
Encontros presenciais
17 encontros mensais + imersão de uma semana no final do processo.
Mentoria
Conversas individuais a cada dois meses.
Materiais de apoio
• Acesso a videoaulas de iniciação à percussão corporal.
• Exercícios em vídeos de improvisação vocal.
• PDF’s com os conteúdos abordados no curso.
Cronograma
Previsão de início no primeiro semestre de 2024.
Facilitadores
O curso será ministrado pelos criadores da Música do Círculo.
Ronaldo Crispim
Co-criador e diretor da Música do Círculo.É reconhecido na comunidade da MdC por sua didática acolhedora e eficiente e por sua dedicação à criação de jogos musicais.Artista-educador e cancionista, dedica-se profissionalmente à percussão corporal desde 2007. Fez parte do grupos de estudos de Fernando Barba, dos Barbatuques e por 7 anos foi co-responsável pelo grupo Fritos de música corporal. É formado em Pedagogia da Cooperação e no programa Gaia Education de cultura regenerativa.
Zuza Gonçalves
Co-criador e diretor da Música do Círculo.Principal referência no Brasil na atuação com circlesongs, sendo parte do corpo docente do Workshop de Circlesongs do Bobby McFerrin no Instituto Omega em Nova York. Músico e artista-educador dedicado especialmente à música vocal, tem explorado caminhos alternativos no fazer musical coletivo há quase 20 anos, sendo também educador do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Pedro Consorte
Co-criador e diretor da Música do Círculo.Além da dedicação à percussão corporal tem uma presença marcante nas práticas da MdC pelo cuidado com o corpo e pela atuação com a Comunicação Não-Violenta.Artista-educador de formação híbrida (música e dança), integrou o grupo STOMP por 2 anos e compõe o time de professores do International Body Music Festival.
Por quê fazer esse curso
Único no mundo
Música do Círculo é um grupo e uma prática desenvolvida no Brasil por Ronaldo Crispim, Zuza Gonçalves e Pedro Consorte. Resultado de anos de criações e experimentações inspiradas principalmente em vivências com Fernando Barba e Stênio Mendes (Barbatuques), Bobby McFerrin e na Pedagogia da Cooperação de Fábio Brotto, além da cultura popular, arte-educação e jogos cooperativos.
Transformador
A Música do Círculo se propõe a fazer música e desenvolver conexão humana, e ao longo do curso cada pessoa tem oportunidade de ampliar a percepção sobre si e sua musicalidade, além de experimentar uma forma de relação baseada em escuta, diálogo, cooperação e não-violência. De uma forma leve e profunda, divertida e potente.
Comunidade interncaional
Por meio de cursos e de eventos como o Retiro, por exemplo, a Música do Círculo vem cultivando uma rede internacional que se apoia e se fortalece na construção de uma forma de fazer música que privilegia o encontro, a diversidade, o afeto e a delicadeza, criando caminhos para que cada vez mais pessoas acessem sua musicalidade e a visão de um mundo baseada em cooperação e senso de comunidade.
Pela oportunidade de vivenciar um jeito acessível e divertido de fazer música, que vai além da ideia de performance e que desenvolve a musicalidade das pessoas enquanto cria conexão humana e ambientes de bem-estar.